top of page

Qual é o seu legado?

Atualizado: 29 de mai. de 2018

Pessoas ricas deixam herança. Pessoas de propósito deixam legado. Você tem a escolha de empenhar a sua vida em deixar um dos dois. Qual é a sua escolha?






Imagine que você dedicou anos da sua vida para construir uma grande casa. Ela é bonita, grande e com vários cômodos. Essa construção demora anos para que fique pronta e dentre várias ferramentas que você utilizou está o martelo. Ele foi essencial para pregar as tábuas, arrancar os pregos que não estavam em conformidade e ajudou também em outras funcionalidades. Ao terminar a construção, você escolheria desfrutar da bela casa que ficou pronta ou ficaria preocupado em guardar o martelo que te ajudou na construção? Indo além, quando fosse escrever o seu testamento, colocaria que o seu bem mais precioso foi a casa ou o martelo? Nesse exemplo, a casa simboliza a nossa vida e o martelo o dinheiro que temos, ou seja, o dinheiro é apenas uma ferramenta na construção da nossa vida. Sendo assim, por que deixaríamos a ferramenta como legado ao invés da experiência e dedicação de uma vida toda por algo muito maior?

Você está deixando uma herança ou um legado?São duas coisas muito diferentes, mas que provavelmente você já se confundiu com esse assunto.

Depois de ler esse post você irá entender que deixar um legado é mais importante do que deixar uma herança. Irá direcionar o seu esforço para deixar algo que ultrapasse a morte. As pessoas se lembrarão de você mesmo depois de centenas de anos da sua partida dessa terra.


O legado está relacionado ao seu propósito

Talvez você nunca tenha pensado sobre esse assunto, contudo, pessoas de propósito deixam legado, mas pessoas sem propósito deixam tristeza por sua partida e no máximo herança para ser desfrutada. Não sei você, mas eu não quero que as pessoas estejam chorando e desesperadas no dia da minha morte, ao contrário disso, quero que elas se sintam encorajadas a viverem o legado que deixei. O que as pessoas vão dizer ao seu respeito quando você se for dessa terra?

A maioria das pessoas dedica sua vida ao trabalho pensando no que deixarão para os seus familiares. Contudo, a minoria está pensando em algo além do dinheiro. Normalmente elas querem trazer apenas segurança financeira para seus filhos depois que elas se forem, mas grande parte dos filhos brigam por aquilo que seus pais deixaram como herança e isso acaba trazendo mais discórdia entre a família do que propriamente felicidade.


O seu legado está diretamente relacionado ao que construiu durante toda sua vida. Lutar por um objetivo, um ideal, vai ser determinante para que você inspire pessoas a lutarem não só por sua própria felicidade, mas sim para agregar valor na vida das outras.

Convivemos com três tipos principais de pessoas:

1) Inspiradoras

São aqueles que contagiam os que estão ao seu redor. Desafio é o sobrenome dele (a). Não é possível ter um momento de conversa com ele e não sair motivado em alguma área se quer.


2) Inspiradas

Sempre estão se relacionando com outras pessoas que compartilham do mesmo ideal e se sentem motivadas por elas. Sua mente sempre é alimentada por ensinamentos e experiências de outros que já chegaram onde ela quer chegar.


3) As que reclamam

Como o nome já diz, essas pessoas acham que aqueles que são inspiradores na verdade são sonhadores e se frustrarão. Quando se pergunta para elas sobre pessoas inspiradas, elas dizem que isso vai passar e que essas pessoas precisam de outras para se sentirem motivadas, mas não chegaram a lugar nenhum. Você consegue reconhecer um “reclamão” de longe, principalmente quando se pergunta qual é o propósito de vida dele e qual é o legado que deixará. Certamente ele não terá respostas para nenhuma dessas perguntas, mas é especialista em dizer que os sonhos dos outros não vão dar certo.

Ouvi uma vez que as últimas palavras de uma pessoa antes da sua morte, são as mais importantes da sua vida. Quem tem propósito, tem legado e quem deixa legado, nem a morte pode pará-lo. Isso quer dizer que mesmo que a pessoa morra, todos se lembrarão do legado que ela deixou. Jesus Cristo é um exemplo claro disso, pois ele veio com propósito a terra e deixou um legado que é lembrado por gerações. Matin Lutero, um homem que lutou contra indulgencias que eram pagas injustamente e dedicou a sua vida levantando 95 teses que mudaram o percurso que a religião estava tomando até então. Esse homem é conhecido até hoje e a sua história é lembrada até mesmo em escolas que são leigas quanto ao cristianismo. Outro exemplo mais recente é o piloto Ailton Sena. Todos os corredores de formula 1 tem esse homem como referência. Podemos citar várias outras pessoas aqui, mas quero apenas te mostrar que esses homens morreram, mas são lembrados por seus legados até hoje.

Quero encorajar você a construir um legado durante a sua vida. Isso não será fácil. As pessoas vão desencorajar você, dizer que está louco, tentar te impedir, mas não tenha medo deles ou da morte, mas tenha pavor de morrer sem deixar um legado. De que as pessoas se lembrem de você apenas como uma pessoa legal. Comum.

Como encontrar o seu legado? Basta identificar o seu propósito de vida e observar aquilo que incomoda o seu espírito, pois aquilo que incomoda o seu espírito revela o motivo pelo qual você foi chamado e consequentemente o seu legado. Seja ele cuidar de pessoas, lutar por uma causa, mudar padrões impostos pela sociedade, etc. Independentemente do que seja, peça a Deus para que você viva cada dia empenhado no que Ele te formou para fazer e que você não seja mediano, mas alguém que nem a morte pôde segurar o legado deixado.


2.226 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Glória a Deus


Like
bottom of page